sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ciências Sociais - USP

Como frequentemente sou interrogado sobre como é o curso de Ciências Sociais e, principalmente, como é o curso na USP, vejo-me compelido a escrever um pequeno painel de ideias que faço sobre.

A Universidade de São Paulo foi criada na década de 30 tendo como um de seus primeiros e principais cursos, o curso de Ciências Sociais. Como não havia acadêmicos nesta area no Brasil, buscou-os em França. De lá vieram nomes como Roger Bastide, Claude Lévi-Strauss. A partir deles, começou-se a desenhar os primeiros acadêmicos brasileiros(Freyre, Sérgio Buarque são marcados pela mescla da ciência escrita literariamente...): Florestan Fernandes, Antônio Cândido, entre outros. Depois vieram Octávio Ianni, Fernando Henrique Cardoso, Ruth Cardoso...Faltam muitos nomes importantes que não me vieram à cabeça agora. Porém, vamos ao que interessa: hoje.
O curso de Ciências Sociais na USP é dividido em três departamentos: Sociologia, Antropologia e Ciência Política. A produção acadêmica é enorme. Acadêmicos com vasta obra e grande referência nacional e até mesmo latino-americana. O curso da USP é considerado o melhor do Brasil, o que acho uma besteira, haja vista a qualidade dos acadêmicos da Unicamp, UFRJ, PUC-SP.
Graças a grande busca por publicações, alguns acadêmicos esquecem que também são contratados para dar aula, e dão aulas bem mazomenos. Com várias exceções, é claro. Sabendo se adaptar ao estilo de cada professor, o aluno consegue aprender muito com eles, pois eles sabem muito.
A carga de leitura é enorme. Em média, 200 páginas ou mais por semana. Os dois primeiros anos são realizadas as disciplinas obrigatórias: Sociologia I, II, III e IV. Antropologia I, II, III, IV. C. Política I, II, III e IV.
Vale lembrar que também são obrigatórias uma matéria de Estatística, uma de Economia e três de métodos e técnicas de pesquisa.
O movimento estudantil da USP é o principal do Brasil e isso fica muito claro principalmente na FFLCH. Várias correntes e tendências realizam debates ao longo do ano e fica muito fácil o aluno se inteirar e, caso queira, ingressar neles.
Resumindo: caso você se interesse por Ciências Sociais como forma de adquirir uma grande bagagem intelectual e ter contato com grandes nomes da area, participar de movimentos sociais, estudantis, ter contato com trabalhos do exterior, haja vista o grande número de palestras e conferências que os departamentos realizam com importantes nomes de outros países e ter uma ótima pós-graduação(sem dúvida para a pós, os professores se dedicam e se interessam muito), a USP é seu lugar.

Um comentário:

  1. É você, Daniel? Por que anônimo? Deixou de ser poeta, perdeu a identidade? Haha... Mas que coisa boa ler algo de você de novo! Mesmo que você diga que não consegue mais escrever, olha só que elegia quase ode à nossa época de parceria na poesia você escreveu na forma daquele comentário!
    Eu acho uma ofensa aos poetas eu ser chamada de poetisa ainda, mas acho que pelo menos alma de poeta a gente sempre vai ter, e às vezes alguma coisa sai ne! Não tem uma Chauí aí no teu curso pra ser sua musa não? Haha eu sou realmente muito sortuda de sempre estar cercada de pessoas que apreciam a poesia, as letras.
    Mas au acho que nem sou mais tão poetisa assim (agora talvez só uma aspirante a), você consegue ver pela quantidade de poemas que eu posto no blog ultimamente (eu até tenho mais, mas eles estão inacabados, largados pela metade, sabe?)e infelizmente, a nossa primavera da poesia (leia-se 2009 haha) é um tempo que passou e deixou só saudades mesmo ne...
    E quedê meu amigo medicineiro que me disse que seria feliz dando aula de história? Ai ai, mas que orgulho ver que você está na usp, e em um curso tão a sua cara. Queria saber como isso aconteceu, é uma pena a gente ter perdido contato assim...
    Eu me lembro de como você era (ainda é?) apaixonado pela sua terrinha, e realmente, agora que eu estou por lá, não tem como não se apaixonar e se encher de orgulho dela ne!
    Mas é isso Daniel, que bom que ver que eu ainda escrevo às vezes te fez um pouco feliz, eu também fiquei muito feliz que você me escreveu!

    ResponderExcluir